Sunday, December 07, 2008

Liberdade

Estava conferindo o site http://photosthatchangedtheworld.com/, uma coletânea de imagens com fotografias de momentos importantes que, como o próprio nome do site já diz, mudaram o mundo. A coleção é interessante e acho que vale dar uma conferida.

Muitos dos trágicos momentos lá retratados são guerras, conflitos que acabaram por vitimizar milhares de pessoas. A maioria das fotos são documentos jornalísticos, ou seja, só foram obtidos porque havia a presença da imprensa nos momentos lá retratados. 

Esse importante detalhe, a presença da imprensa, pressupõe outra condição fundamental: a liberdade de imprensa. Sem ela como esperar que haja algum testemunho (ou testemunha), que exista um fotográfo no momento certo para imortalizar o flagrante?

E esse é o motivo pelo qual - sem que isso seja uma justificativa para os atos cruéis retratados - sempre os que defendem teses de direita sejam os autores das retratadas maldades. Você dificilmente encontrará testemunhos de maldades cometidas pelas esquerdas.

O motivo é simples, não imagine que as esquerdas não cometam maldades, mas o fato é que as testemunhas desses fatos não existem. Não há liberdade de imprensa, não há fotográfos, não há flagrantes, não há histórias para contar ou não há testemunhas vivas para contar a história... 

Thursday, November 13, 2008

O quanto dessa vida é ilusão? Quanto tempo gasto em vão. Pensar que tudo é passageiro. Passam os dias bem ligeiro. Passa um ano, passam dez e, passo-a-passo, me desfaço por inteiro. E viro pó e nada mais. Somente um pó...  
   

Saturday, October 11, 2008

Vai


Vai
***************************
Ouça a verdade pra variar
Não finjas ver o invisível
Ou sentir o insensível
Abraça o viver na solidão

Já escolhi outra missão
Vou viver a minha vida
Buscando a luz, essa visão
De um nós bem divisível

Tua opção, teu novo rumo
Faz balançar
Me afeta o prumo

E menor, um ser sozinho
Sou fração
A vagar pelo caminho
*******************
Copyright 2008 - Ronaldo Souza

Wednesday, June 04, 2008

Over o quê?

Overbooking é a expressão usada pelas companhias aéreas para descrever a venda de passagens aéreas em quantidade superior à lotação máxima disponível numa aeronave. Exemplificando: Se a capacidade, a lotação de um determinado vôo é de 120 lugares, e a companhia vende 125 passagens, e fez um overbooking de 5 lugares.

Esse nome bonitinho esconde o que, na vida comum chamamos de estelionato, ou seja quem vende o que não pode entregar pratica um estelionato. As autoridades são mais tolerantes com as companhias aéreas. As companhias alegam que o overbooking é uma medida para compensar as desistências de última hora, gente que marca o seu vôo, mas não comparece na hora do embarque.

Eu penso diferente. Acho que aquele que marca e não comparece sem avisar deveria perder o valor da passagem - se é que não perde; e a companhia que vende acima da capacidade deveria ser processada. Simples assim.

Wednesday, January 30, 2008

Polêmicas Carnavalescas

Todos os anos o drama se repete: as campanhas do Ministério da Saúde para o período carnavalesco colidem com as doutrinas da Igreja Católica. E nem poderia ser diferente, se de um lado o carnaval, festa totalmente pagã, não se encaixa nos princípios doutrinários Cristãos, do outro ,não se pode esperar que a política ministerial do governo o faça.

A rigor não se pode cobrar uma postura diferente de parte a parte; podemos afirmar que, nessa questão, cada um cumpre com o seu papel.