Sunday, April 23, 2006

Entendendo as tags

O que são tags afinal? Palavras que funcionam como índices, reveladoras do assunto que está sendo abordado num determinado blog. Assim, por exemplo, a tag principal desse post é "tag", eis que é dela, a tag, que estamos enfaticamente falando até agora.

Parece que até agora eu fiz afirmações, mas não é verdade, simplesmente porque eu não tenho certeza se é isso mesmo que eu estou falando. Essas tags são retiradas dos blogs que o pessoal escreve, muito bem, dizem que a tag do momento é a mais repetida.

Mas eu já vi vários blogueiros dizerem que escrevem os seus posts de acordo com a tag do momento! Espera aí! A tag do momento é feita por um grande número de blogueiros que escrevem sobre a mesma coisa porque leram em algum lugar que aquela era a tag do momento? Não entendi mais nada!

O que vem primeiro afinal? Quem define quem? Qual a serventia disso? Eu tenho uma outra resposta, que não tem nada a ver com tags do momento. Todo o mecanismo de propaganda da internet é feita de modo dirigido. Assim, se você estã escrevendo sobre tags, como o meu caso aqui e agora, qual o melhor comercial para esse post? Que tal uma propaganda da Technorati?

Quem trabalha com comerciais dirigidos necessita que você, que escreve no seu blog, aprenda a trabalhar com esse conceito novo - tag - para facilitar a inserção de comerciais vinculados a natureza do assunto que você está escrevendo, capisce? Assim inventou essa história de tags para... Estou errado?

A propósito pessoal dos comerciais, a tag desse post é tag!

Saturday, April 01, 2006

Gostar ou não gostar de um filme

Difícil é se discutir gosto de quem quer que seja. Gosto é o resultado de algo muito pessoal que envolve formação, conhecimento da matéria, para formar finalmente um critério artístico. Indicar um filme para alguém é uma tarefa complicada. Você deve se basear no quê para fazer a indicação? No seu gosto pessoal? Num critério universal - se é que existe isso - de bom gosto? No gosto da pessoa que está recebendo a indicação?

Estou falando sobre isso porque já trabalhei profissionalmente com isso, como proprietária de uma videolocadora, era obrigada a fazer indicações e orientar os funcionários como deveriam proceder com as suas orientaçãoes. Felizmente hoje em dia nós dispomos de recursos que nos auxiliam nessa tarefa. Eu dificilmente errava nas minhas indicações porque meu método se baseava no gosto do cliente.

Quais foram os filmes que você assistiu ultimamente e gostou? Quais os seus filmes favoritos? Seus artistas favoritos? Seu gênero de filme favorito? Essas eram perguntas obrigatórias para qualquer novo cliente. Para quem assistia a todos os filmes, como era o meu caso, ficava fácil recomendar filmes na "mesma linha", semelhantes ao que eram do gosto do cliente.

Para os clientes mais fiéis e mais amigos, conseguiamos até "refinar" o gosto de muitos. Não foram poucos os clientes que entraram na locadora assistindo só a filmes de lutas marciais e sairam dela assistindo aos clássicos do cinema.