Estava conferindo o site http://photosthatchangedtheworld.com/, uma coletânea de imagens com fotografias de momentos importantes que, como o próprio nome do site já diz, mudaram o mundo. A coleção é interessante e acho que vale dar uma conferida.
Muitos dos trágicos momentos lá retratados são guerras, conflitos que acabaram por vitimizar milhares de pessoas. A maioria das fotos são documentos jornalísticos, ou seja, só foram obtidos porque havia a presença da imprensa nos momentos lá retratados.
Esse importante detalhe, a presença da imprensa, pressupõe outra condição fundamental: a liberdade de imprensa. Sem ela como esperar que haja algum testemunho (ou testemunha), que exista um fotográfo no momento certo para imortalizar o flagrante?
E esse é o motivo pelo qual - sem que isso seja uma justificativa para os atos cruéis retratados - sempre os que defendem teses de direita sejam os autores das retratadas maldades. Você dificilmente encontrará testemunhos de maldades cometidas pelas esquerdas.
O motivo é simples, não imagine que as esquerdas não cometam maldades, mas o fato é que as testemunhas desses fatos não existem. Não há liberdade de imprensa, não há fotográfos, não há flagrantes, não há histórias para contar ou não há testemunhas vivas para contar a história...
