Sunday, December 07, 2008

Liberdade

Estava conferindo o site http://photosthatchangedtheworld.com/, uma coletânea de imagens com fotografias de momentos importantes que, como o próprio nome do site já diz, mudaram o mundo. A coleção é interessante e acho que vale dar uma conferida.

Muitos dos trágicos momentos lá retratados são guerras, conflitos que acabaram por vitimizar milhares de pessoas. A maioria das fotos são documentos jornalísticos, ou seja, só foram obtidos porque havia a presença da imprensa nos momentos lá retratados. 

Esse importante detalhe, a presença da imprensa, pressupõe outra condição fundamental: a liberdade de imprensa. Sem ela como esperar que haja algum testemunho (ou testemunha), que exista um fotográfo no momento certo para imortalizar o flagrante?

E esse é o motivo pelo qual - sem que isso seja uma justificativa para os atos cruéis retratados - sempre os que defendem teses de direita sejam os autores das retratadas maldades. Você dificilmente encontrará testemunhos de maldades cometidas pelas esquerdas.

O motivo é simples, não imagine que as esquerdas não cometam maldades, mas o fato é que as testemunhas desses fatos não existem. Não há liberdade de imprensa, não há fotográfos, não há flagrantes, não há histórias para contar ou não há testemunhas vivas para contar a história... 

Thursday, November 13, 2008

O quanto dessa vida é ilusão? Quanto tempo gasto em vão. Pensar que tudo é passageiro. Passam os dias bem ligeiro. Passa um ano, passam dez e, passo-a-passo, me desfaço por inteiro. E viro pó e nada mais. Somente um pó...  
   

Saturday, October 11, 2008

Vai


Vai
***************************
Ouça a verdade pra variar
Não finjas ver o invisível
Ou sentir o insensível
Abraça o viver na solidão

Já escolhi outra missão
Vou viver a minha vida
Buscando a luz, essa visão
De um nós bem divisível

Tua opção, teu novo rumo
Faz balançar
Me afeta o prumo

E menor, um ser sozinho
Sou fração
A vagar pelo caminho
*******************
Copyright 2008 - Ronaldo Souza

Wednesday, June 04, 2008

Over o quê?

Overbooking é a expressão usada pelas companhias aéreas para descrever a venda de passagens aéreas em quantidade superior à lotação máxima disponível numa aeronave. Exemplificando: Se a capacidade, a lotação de um determinado vôo é de 120 lugares, e a companhia vende 125 passagens, e fez um overbooking de 5 lugares.

Esse nome bonitinho esconde o que, na vida comum chamamos de estelionato, ou seja quem vende o que não pode entregar pratica um estelionato. As autoridades são mais tolerantes com as companhias aéreas. As companhias alegam que o overbooking é uma medida para compensar as desistências de última hora, gente que marca o seu vôo, mas não comparece na hora do embarque.

Eu penso diferente. Acho que aquele que marca e não comparece sem avisar deveria perder o valor da passagem - se é que não perde; e a companhia que vende acima da capacidade deveria ser processada. Simples assim.

Wednesday, January 30, 2008

Polêmicas Carnavalescas

Todos os anos o drama se repete: as campanhas do Ministério da Saúde para o período carnavalesco colidem com as doutrinas da Igreja Católica. E nem poderia ser diferente, se de um lado o carnaval, festa totalmente pagã, não se encaixa nos princípios doutrinários Cristãos, do outro ,não se pode esperar que a política ministerial do governo o faça.

A rigor não se pode cobrar uma postura diferente de parte a parte; podemos afirmar que, nessa questão, cada um cumpre com o seu papel.

Tuesday, May 15, 2007

Lei da suportabilidade

Quanto mais difícil for a vida, maior a quantidade de bobagens necessária para aturá-la. Só pode levar uma vida séria - ou a sério - quem tiver qualidade de vida suficiente para isso. Fome? Desemprego? Solidão? Doenças? Quem é acometido por esses males precisa é de muito pão e circo.

Por acaso alguém tem dúvidas de por que esse é o país do carnaval, do futebol, das novelas? No outro lado do prato da balança estão os nossos políticos, os nossos péssimos serviços públicos, uma derrama fiscal sem precedentes, uma incompetência constante e inclemente para governar.

E haja pão! E haja circo! E haja diversão, meu irmão!

Wednesday, April 18, 2007

Passa, passa...

Passa o tempo. Passatempo. Passa até a uva-passa. Passa o ferro a passadeira. Passa rápido o verdureiro. Passa o dia, passam meses. Passam anos, a vida passa. No compasso de uma valsa. Passa o homem com sua pasta. Passa o cão com rabo inteiro. Passa o cabo e o marinheiro. Passa o tempo e eu sem dinheiro. Passa o trem, vagão inteiro. Passa a vida e eu vou primeiro...
©2007 - Ronaldo Souza