Thursday, January 11, 2007

O umbigo do mundo

Em 1951 a Northrop, fabricante de aviões de norte-americana, resolveu construir uma réplica do Flyer, avião dos irmãos Wright que, segundo consta, teria sido o primeiro a voar em 1903 - fato até hoje não comprovado! -, para as comemorações do cinquentenário desse "famoso" primeiro vôo em 1953. O empreendimento não foi bem sucedido porque, mesmo empregando os dados e plantas dos Wrights, o avião nunca saiu do solo.

Para 2003, ocasião em que seria comemorado o centenário desse estranho vôo, os norte-americanos resolveram jogar pesado, uma grande equipe foi contratada, com ajuda inclusive da Nasa - agência espacial americana -, para fazer com que, dessa vez, sim, a réplica voasse. Construído e testado o modelo, também nunca saiu do chão.

Interessante a conclusão do engenheiro chefe do projeto: não é que o vôo dos Wright fosse uma mentira, mas é que eles eram tão inteligentes (?) que mesmo agora, as soluções que eles usaram na época, 1903, não puderam ser duplicadas". Faça me rir!!!

No comments: